domingo, março 30, 2014

Peixinho gourmet, não?

Como já toda a gente reparou, a comida agora é toda gourmet. Temos pregos gourmet, padarias gourmet, tascas gourmet, pastelarias gourmet, mercearias gourmet, leitarias gourmet, hamburguerias gourmet, qualquer porcaria é gourmet independentemente de ser mesmo gourmet ou uma invenção pretenciosa intragável! Qualquer dia, até temos roulotes a venderem sandes de torresmos gourmet!
Mas peixarias que é bom, está quieto. Em Lisboa, há uma meia dúzia! Quem quer peixe tem de ir ao supermercado ou acordar suficientemente cedo para ir ao mercado (ou à "praça" como diz a minha avó).
As peixarias aqui do Areeiro e Alvalade fecharam. Possivelmente porque toda a gente passou a comprar peixe nos hipermercados... Se fecharem o mercado de Alvalade também, está o caldo entornado!
Em Paris não é assim. E se há sítio verdadeiramente gourmet é a capital da França! Aliás, a própria palavra gourmet tem origem francesa. E sabem o que é que há em Paris? Peixarias! Em todo o lado! Há a loja na rua, há a banca na feira de domingo, há peixe fresco e mariscos em cada esquina e não estão dentro duma grande superfície comercial qualquer.
Querem armar-se em gourmets? Abram uma peixaria! Não é difícil... Basta terem peixinho fresquinho e um espaço lavadinho. Se acharem que ainda convence alguém, chamem-na peixaria gourmet... Pode ser que também atraia os wannabes...

Sem comentários: